quarta-feira, 29 de abril de 2009

Futebol Feminino: Um percurso "incansável" (Fonte JPN)


Futebol Feminino: Um percurso "incansável"

Marcadores: , ,

Futebol feminino é uma das grandes apostas do Grupo Desportivo Incansáveis. Responsáveis pedem "mais credibilidade" para a modalidade.

O Grupo Desportivo Incansáveis nasceu do atletismo. Passo a passo, começou a dar os primeiros frutos no futebol, mas sempre foi visto como uma "brincadeira". Na época 2005/2006, as Incansáveis sagraram-se campeãs distritais e, com isso, subiram ao Nacional. Hoje, a equipa do Bairro de Balteiro dá cartas na 2ª divisão dos campeonatos nacionais.

Diogo Pacheco, treinador da equipa há quatro anos, vê as Incansáveis como "um clube muito pequenino, um clube de bairro que de ano para ano vai tentando crescer e formar atletas", afirma. O "mister" da equipa é ambicioso: "Nós queremos sempre ir mais longe mas depende das ajudas que recebemos", confessa Diogo Pacheco.

Por saber o que é treinar o masculino e o feminino, Diogo Pacheco consegue estabelecer uma comparação: "Ser treinador de uma equipa de futebol feminino ou masculino é rigorosamente igual. Lido com as duas da mesma forma e a única diferença está na faixa etária", afirma o treinador.

Em termos técnicos e tácticos, para Diogo Pacheco as mulheres estão tão bem treinadas e preparadas quanto os homens. O treinador elogia o trabalho da equipa onde "comecei, fui muito bem recebido e é graças a eles que eu sou alguma coisa", diz.

"Falta de credibilidade no futebol feminino"

Álvaro Almeida preside o Grupo Desportivo Incansáveis, no masculino e no feminino. Para o presidente, não há diferenças entre as duas equipas, no entanto, é necessário "dar mais credibilidade ao futebol feminino, mais apoios, não só em material mas também a nível monetário", revela.

O Grupo Incansáveis joga sem qualquer patrocínio e está ainda à espera de uma sede que a Câmara de Gaia prometeu. Enquanto não tiverem essa sede, "fica complicado e nós não apostamos em ir mais longe por falta de apoios", explica Álvaro Almeida.

A crítica à falta de apoios é partilhada pela capitã da equipa, Patrícia, atleta do clube há cerca de 12 anos. "É sempre bom praticar desporto, mas em Portugal não sinto muito apoio. Somos um bocado esquecidas, Portugal ainda tem uma mentalidade um bocado retrógrada e ainda pensa que futebol é só para homens", revela a atleta.

No mundo do desporto desde 1990, o Grupo Desportivo Incansáveis tem vindo a formar novas atletas. Mesmo sendo uma "equipa pequenina", o plantel do Bairro do Balteiro, em Vila Nova de Gaia, não quer ficar fora de jogo e vai marcando pontos na 2ª divisão do campeonato nacional.


Ver notícia online em aqui.

CONVOCATÓRIA PARA O JOGO FREAMUNDE vs INCANSÁVEIS


As convocadas para o jogo com o Freamunde, a realizar na próxima 5ª feira dia 30/04/2009, foram as seguintes: Morgane, Andreia, Andreia Almeida, Carla Ruiva, Cláudia, Ticha, Antónia, Mafalda, Joana Monteiro, Larissa, Joana Reis, Bruna e Té. BOA SORTE MENINAS!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

INCANSÁVEIS (Masculino) 2 - 1 Estrelas de Ramalde



Este fim de semana, numa das "finais" que restam aos Incansáveis, a equipa recebeu e venceu o Estrelas de Ramalde por 2-1. Naquele que era muito provavelmente o maior teste dos restantes jogos a nossa equipa demorou a marcar apesar da clara supremacia. Apenas na 2ª parte, e após várias oportunidades, Valter abriu o marcador para os Incansáveis e permitiu que a tranquilidade chega-se à equipa. Poucos minutos volvidos após o primeiro golo e numa excelente jogada de envolvência de toda a equipa, Valter isola-se frente ao guarda-redes e após passar pelo mesmo oferece o golo a Hélder, melhor marcador da equipa e da prova. Poucos minutos faltavam para o final da partida e numa desatenção defensiva a equipa do Estrelas de Ramalde fez o golo de honra e ainda conseguiu fazer tremer um pouco os líderes da prova mas nada que pusesse em causa os 3 pontos no jogo. Com esta vitória os Incansáveis continuam a líderes da prova a 6 pontos do 2º classificado, Vilar de Andorinho (este com um jogo a menos). A 2 jogos para o fim do campeonato a nossa equipa deu um passo de gigante para o objectivo final, a vitória na prova! PARABÉNS INCANSÁVEIS!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salgueiros 0 - 0 INCANSÁVEIS


Na quarta-feira, dia 22/04/2008, a nossa equipa deslocou-se a Leça do Balio para defrontar o Salgueiros, em jogo de acerto de calendário. Num jogo em que a posse de bola pertenceu maioritariamente à equipa caseira as Incansáveis não se conseguiram impor e permitiram que o Salgueiros desde cedo tomasse conta do jogo. Porém, e apesar do domínio salgueirista em quase todos os momentos do jogo, as oportunidades de golo foram repartidas e é um dos jogos em que não se percebe muito bem como não houveram golos. O resultado final foi o empate a zero. FORÇA INCANSÁVEIS!!!

CLASSIFICAÇÃO
1º Freamunde - 9 pontos, 3 jogos
2º Felgueiras - 6 pontos, 3 jogos
3º Cête - 4 pontos, 3 jogos
4º INCANSÁVEIS - 4 pontos, 3 jogos
5º Frazão - 1 ponto, 3 jogos
6º Salgueiros - 1 ponto, 3 jogos

terça-feira, 21 de abril de 2009

CONVOCATÓRIA PARA O JOGO SALGUEIROS vs INCANSÁVEIS


As convocadas para o jogo com o Salgueiros foram as seguintes: Morgane, Andreia, Carla Ruiva, Cláudia, Ticha, Antónia, Mafalda, Joana Monteiro, Larissa, Joana Reis, Bruna, Té e Marisa. BOA SORTE MENINAS!! TRAGAM OS 3 PONTOS!!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O novo CR7... ou Zidane... ou outra estrela qualquer

Downhill versão tratamento de pele...

Estruturar o grupo


Fonte FPF

"Com o objectivo de preparar o segundo e decisivo mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa Bielorrússia-2009, a Selecção Nacional Feminina Sub-19 realizou, esta segunda-feira, mais uma sessão de treino na Quinta do Pinheiro.

Depois de dedicar as primeiras sessões ao trabalho de sectores, a nível ofensivo e defensivo, Mónica Jorge irá centrar-se na correcção de pormenores e situações concretas de jogo nos próximos treinos. "Queremos começar a preparar o primeiro encontro, por isso vamos centrar as nossas atenções nos pormenores. Depois de um ritmo mais intensivo que visou dar ritmo competitivo às jogadoras, os esquemas tácticos e as situações fixas de jogo dominarão os treinos", disse ao fpf.pt.

Salientando a integração de novas atletas neste grupo de trabalho, a Seleccionadora Nacional acredita que é fundamental, neste momento, estruturar a equipa. "Há algumas atletas que necessitam de algum tempo para se adaptarem melhor à equipa, por isso precisamos de estruturar o grupo. Têm trabalhado de acordo com o esperado, mas, à medida que o primeiro encontro se aproxima, é fundamental estabelecer algumas rotinas e definir o grupo".

Para este mini-torneio, Mónica Jorge acredita que o segredo está em conseguir "dar o máximo e pensar jogo a jogo". "São equipas complicadas, que, tal como nós, farão tudo para conseguir marcar presença na fase final da competição. Queremos dar o máximo, ter a consciência de que fizemos o nosso melhor, à medida que vamos ultrapassando os desafios. Queremos pensar jogo a jogo".

Na próxima terça-feira, pelas 10h30, as Sub-19 lusas rumam em direcção ao Luso, onde realizarão mais um treino, agendado para as 17h00."


BOA SORTE MENINAS E BOM TRABALHO!!

Castigos referentes ao jogo INCANSÁVEIS - Felgueiras


As atletas Carla São Martinho e Beta foram castigadas pela AF Porto com 3 jogos de suspensão após terem visto o cartão vermelho directo no jogo com o Felgueiras. Também referente a esse jogo o Grupo Desportivo Incansáveis foi multado em em 40,00€ e recebeu dupla advertência!

O Grupo Desportivo Incansáveis lamenta o sucedido e tudo fará para melhorar o comportamento do grupo de trabalho. Mesmo reconhecendo o mau trabalho da equipa de arbitragem em vários momentos do jogo o GDI não aceita qualquer tipo de desrespeito das suas atletas para com qualquer uma das equipas presentes em campo e tudo fará para evitar que tal situação se repita.

Frazão 0 - 1 G.D. INCANSÁVEIS


No último Sábado, dia 18/04/2009, a nossa equipa deslocou-se ao terreno do Frazão. Apresentando-se apenas com 11 atletas, as Incansáveis dominaram do primeiro ao último minuto e o resultado final não espelha de todo o que aconteceu em campo... Muitas oportunidades desperdiçadas fizeram com que a vitória fosse por um resultado escasso e não mostrasse o domínio das nossas meninas. Mesmo assim o objectivo final foi alcançado e os 3 pontos foram conquistados. Segue-se agora o jogo em atraso com o Salgueiros (próxima quarta-feira). BOA SORTE MENINAS!!!

RESTANTES RESULTADOS:
Felgueiras 1-3 Freamunde
Salgueiros 1-3 Cête

CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA
1º Freamunde - 9 pontos, 3 jogos
2º Felgueiras - 6 pontos, 3 jogos
3º Cête - 4 pontos, 3 jogos
4º INCANSÁVEIS - 3 pontos, 2 jogos
5º Frazão - 1 ponto, 3 jogos
6º Salgueiros - 0 pontos, 2 jogos

sexta-feira, 17 de abril de 2009

CONVOCATÓRIA PARA O JOGO FRAZÃO vs INCANSÁVEIS

As convocadas para o jogo com o Frazão foram as seguintes: Morgane, Andreia, Andreia Almeida, Carla Ruiva, Cláudia, Ticha, Antónia, Mafalda, Larissa, Joana Reis e Bruna. Esta semana, e por incrível que pareça, a nossa equipa apenas tem 11 atletas disponíveis... BOA SORTE MENINAS!!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

CONVOCATÓRIA SELECÇÃO NACIONAL DE SUB-19


Fonte FPF

"A Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, anunciou, esta terça-feira, a lista das 18 atletas convocadas para o segundo e decisivo mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa Feminino para formações Sub-19.

A Equipa das Quinas, que procura a primeira presença em fases finais de Europeus, vai encontrar pela frente as formações do Azerbaijão, da França e do País de Gales, num mini-torneio em que apenas o primeiro classificado garante o passaporte para o Bielorrússia-2009.

A concentração da comitiva lusa está marcada para a próxima sexta-feira, 17 de Abril, até às 15h30, na Quinta do Pinheiro (Nazaré - Valado dos Frades).

Eis o programa de jogos:

23 de Abril de 2009 - 18h00
França - País de Gales (Estádio Municipal de Oliveira do Bairro)
Portugal - Azerbaijão (Estádio Engº Sílvio H. Cerveira, em Anadia)

25 de Abril de 2009 - 16h00
França - Portugal (Estádio Dr. Américo Couto, na Mealhada)
Azerbaijão - País de Gales (Estádio Municipal de Águeda)

28 de Abril de 2009 - 16h00
Azerbaijão - França (Estádio Engº Sílvio H. Cerveira, em Anadia)
Portugal - País de Gales (Estádio Dr. Américo Couto, na Mealhada)

Eis a lista de atletas convocadas:
A.R.C. Sequiade: Regina Pereira;
A.U. Estação: Maria Nantes;
Beira-Mar A.C. Almada: Mónica Mendes;
C. Juventude Malta: Carla Vanessa;
C.P. Martim: Carole Costa;
C.R. Golpilheira: Inês Cruz;
C.S. Marítimo: Laura Luís;
C.U. Micaelense: Eugénia Moniz;
Connecticut United F.C.: Tânia Domingos;
F.F.C. Concordia Basel: Sara Garcia;
O Crasto - ACR Daire: Bruna Morais;
Odivelas F.C.: Elsa Ventura;
S.U. 1º Dezembro: Dolores Silva;
U.D. Ponte Frielas: Patricia Morais;
U.R. Cadima: Ana Martins;
Vitória S.C.: Filipa Mendes;
Prainsa Zaragoza: Ana Borges;
World Class Arsenal: Ariana Ruela."


É com alguma tristeza que não vemos o nome da nossa Ticha nesta convocatória mas ao mesmo tempo conscientes que tempo não lhe faltará, porque ainda tem um longo caminho a percorrer nas selecções jovens. Força Ticha, não desanimes, todos sabemos o teu valor! Continua a mostrar em campo o porquê de seres constatemente convocada para estágios da selecção e certamente a tua hora chegará! E força meninas, vamos provar ao Mundo que Portugal está a evoluir na nossa modalidade.

G.D. INCANSÁVEIS 2 - 4 Felgueiras


No dia 12/04/2009 a nossa equipa recebeu o Felgueiras em jogo a contar para a 1ª jornada da Taça AF Porto. Num jogo atípico e cheio de golos, as nossas meninas permitiram que ao intervalo a equipa forasteira vencesse por 3-0, não porque as Incansáveis jogassem mal mas sim porque o adversário aproveitou todas as oportunidades que teve.
Na 2ª parte a atitude das Incansáveis foi a melhor e desde cedo se notou o que as jogadoras queriam dar a volta ao resultado. Oportunidades não faltavam mas o golo tardava em entrar... Mesmo assim, e ao fim de imensas oportunidades, as nossas meninas chegaram ao 2-3!! E quando tudo fazia prever no mínimo o empate (por tudo o que as Incansáveis fizeram em campo era mais que merecido...) as forasteiras, em mais um lance de puro contra-ataque e único na 2ª parte, fizeram o 4-2 e mataram o jogo.
Caso para relembrar a velha máxima do futebol... quem não marca sofre! E neste jogo aplicou-se claramente essa máxima! Mesmo assim, as Incansáveis mostraram ao que vêm e provaram que são uma equipa bastante forte quando assim o querem!! Segue-se agora o Frazão fora de portas!! BOA SORTE MENINAS PARA O PRÓXIMO JOGO!!!


CLASSIFICAÇÃO PROVISÓRIA
1º Felgueiras - 6 pontos, 2 jogos
2º Freamunde - 6 pontos, 2 jogos
3º Cête - 1 ponto, 2 jogos
4º Frazão - 1 pontos, 2 jogos
5º Incansáveis - 0 pontos, 1 jogo
6º Salgueiros - 0 pontos, 1 jogo

NOVO BLOG

Com vista a facilitar a actualização do dia-a-dia da nossa equipa e a manter um histórico das mensagens decidimos criar um blog e "esquecer" o até agora site do G.D. Incansáveis, utilizando o mesmo como fórum quando necessário (ver links). Com este novo método esperamos actualizar com maior regularidade as nossas notícias para que todos os utilizadores interessados possam obter a informação a tempo e horas. Tentaremos também conjugar neste nosso blog variados temas e não só o futebol. Actualizaremos o blog sempre que se justifique com notícias sobre as nossas equipas de futebol (masculino e feminino), sobre o futebol feminino em geral, sobre outros temas da actualidade que possam ser de interesse geral e também adicionar neste blog uma parte mais humorista e de lazer, com vídeos e fotos variadíssimas... Esperemos que gostem deste "novo método" de fazer chegar a todos os interessados a vida do G.D. Incansáveis!!

Até breve...